Apresentação

A ideia

Este blog é fruto de um  trabalho de conclusão de curso proposto pela disciplina “Projetos Ambientais”, do curso Técnico em Meio Ambiente, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – IF Sul de Minas.

A ideia foi de criar um espaço – denominado “Blog-Oficina” – para a disseminação e troca de ideias e conceitos sustentáveis relacionados à (re)utilização consciente de materiais de uso doméstico que normalmente são descartados como lixo por milhares de pessoas. E a Internet foi escolhida como o espaço ideal para que os objetivos do projeto fossem atingidos. O blog, a ferramenta perfeita para alocá-los, por se tratar de um veículo que permite uma linguagem mais descontraída e próxima do leitor.

 Por que Re-Criar-Te?

O blog-oficina pedia um nome que reunisse, em si mesmo, os principais conceitos que fundamentariam todo o projeto: criação + mudança de atitude e renovação de ideias + reaproveitamento:

  • Criar- ação de tirar do nada (lixo?), gerar, fazer algo novo (arte?).
  • Recriar- criar de novo (e de novo, e de novo, e de novo….reciclar?)
  • Recriar-te – criar-te de novo (reciclar ideias, reciclar atitudes, rever conceitos?)

O projeto:

O blog será composto de tutoriais (passo a passo) e técnicas de artesanto a partir de materiais usados, informações sobre meio-ambiente (especialmente no que diz respeito aos resíduos domésticos e reaproveitamento de materiais para fins artesanais), economia doméstica, sustentabilidade, enfim…tudo que esteja relacionado ao assunto, com uma linguagem objetiva e acessível a todos.

O objetivo principal do blog é de não apenas mobilizar e conscientizar as pessoas para a correta destinação dos resíduos e importância de mudarmos nossa maneira de nos relacionar com o “lixo” que produzimos, mas, também, de proporcionar às pessoas uma opção de incrementar o orçamento doméstico, através das técnicas e ideias disponibilizadas que poderão ser transformadas em artigos vendáveis, com a vantagem de substituir novos produtos, contribuindo, assim, para um consumo mais consciente.

“Começa por fazer o que é necessário, depois o que é possível e de repente estarás a fazer o impossível – São Francisco de Assis

Sejam bem-vindos!

3 respostas para Apresentação

  1. Adorei. Tudo, abri esta pagina por acaso, achei interessante, diferente e bonito.

  2. tania disse:

    Estava procurando idéias para um trabalho de escola de meus filhos (uma guirlanda de natal) e adorei a idéia dos anjinhos feitos com palitos de sorvetes…vou utilizar….muito bom o blog!!!

Olá. tem algo a dizer sobre o que encontrou por aqui? fique à vontade. Sua opinião é importante para mim.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s